Disposto (a) a servir os Pobres? Seja bem-vindo (a)


29/07/2014
VOCAÇÕES

Cerca de 13,6 milhões de pessoas passam fome no Brasil, conforme levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013. Os dados acentuam nos vicentinos o desejo de servir: são Padres, Irmãs e leigos que encontraram na caridade a forma de seguir o Evangelho de Cristo, que veio à Terra para defender os interesses dos vulneráveis sociais.
Os denominados vicentinos, pessoas ligadas a entidades que foram criadas ou inspiradas em São Vicente de Paulo (patrono da caridade), estão onde o Poder Público ainda não conseguiu chegar – nas periferias, nas ruas e nos lares de idosos, dentre outros – levando alimento material e espiritual àquelas pessoas que vivem à mercê da sociedade. E qual a recompensa para o trabalho caritativo? Os membros afirmam que encontraram mais sentido para viver por meio da convivência com as pessoas que sofrem pela falta de comida, além de serem vítimas das demais mazelas sociais, dentre elas a violência e as doenças psíquicas.
Em todo mundo foram criados 165 movimentos inspirados em São Vicente de Paulo, denominados de Ramos da Família Vicentina. Desse montante, 23 se encontram em solos brasileiros. Nesta edição, o Boletim Brasileiro apresenta seis deles. Os três primeiros são voltados a pessoas de vida consagrada e os demais são leigos.
Conheça um pouco sobre o papel desenvolvido por cada um e faça parte daquele com que mais se identificar. Afinal, como diz o Evangelho de São Lucas: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Há muito o que ser feito ainda pela construção de um mundo mais justo e feliz.


Ramo vicentino: Filhas da Caridade

Participantes: Irmãs. São 16,5 mil membros no mundo Atividades: As Filhas da Caridade estão em 95 países nos cinco continentes, trabalhando com os aborígenes nas Ilhas Cook; com os sem-teto nas ruas de Paris; ou na fronteira do México com os EUA dando apoio e acolhida aos imigrantes. No Brasil, as 1,3 mil Irmãs, divididas em seis Províncias que cobrem todos os Estados do país, procuram ser presença fraterna e acolhedora entre idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Contatos: Província de Belo Horizonte: www.filhasdacaridadebh.com.br/
Província de Curitiba: www.filhasdacaridade.com.
Província de Fortaleza: www.fcfortaleza.com.br
Província de Recife: www.provinciadorecife.com.br/
Província do Rio de Janeiro: www.asvp.org.br/

Ramo Vicentino: Congregação da Missão

Participantes: Dentre Padres e Irmãos, existem cerca de 170 membros no Brasil. Atividades: Ao tornarem-se Padres ou Irmãos, os vocacionados expressam uma preferência pelo apostolado entre os Pobres e desempenham uma atenção especial para a realidade da sociedade humana, sobretudo para as causas da pobreza e da desigualdade social, a fim de atender às exigências da justiça social e da caridade evangélica. Eles também se dedicam a anunciar o Evangelho em todas as partes do mundo, incluindo regiões onde as condições de vida são insalubres. Além disso, prestam serviços de assessoria Espiritual aos Ramos Leigos da Família Vicentina.

Contato: savvdasgracas@yahoo.com.br

Ramo Vicentino: Religiosos de São Vicente de Paulo

Membros: O Brasil possui oito membros Atividades: A diferença básica entre o Irmão e o padre está no campo do trabalho. O Irmão trabalha mais na formação de leigos (crianças, jovens e adultos). Também há maior possibilidade de realizar trabalhos sociais com os Pobres, como por exemplo com os vicentinos; ou numa Obra Vicentina. O padre, normalmente, por estar num trabalho na Paróquia, está a serviço da administração dos Sacramentos.
Contato: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2473 – Jardim Aeroporto – CEP: 17514-000 – Marília SP. Fone: (14) 3433-5363. E-mail - agsv.va@uol.com.br. Cel: (14) 99719-1858

Ramo: Juventude Mariana Vicentina

Membros: São cerca de 1,3 mil leigos, tanto homens quanto mulheres Atividades: São desenvolvidas ações voltadas para o serviço de evangelização, de campanhas solidárias e de projetos assistenciais, dentre outros. Os membros são formados para que vivam uma fé sólida, no seguimento de Jesus Cristo, Evangelizador dos Pobres. Também são promovidas atividades para despertar nos jovens o amor e a devoção a Maria. Contato: jmvbrasil@gmail.com

Ramo: Associação Internacional de Caridades

Membros: São mais de 1,3 mil voluntárias cadastradas, embora existam algumas ainda em experiência de trabalho com o carisma. Além disso, recentemente há registros de homens participando. Atividades: Os membros atuam junto a comunidades carentes. De forma responsável e compromissada, a pobreza é tratada de uma maneira diferente: não como uma carência a ser preenchida, mas como uma oportunidade para identificar e desenvolver as capacidades únicas de cada pessoa. Contato: marla.barros@hotmail.com

Ramo: Sociedade de São Vicente de Paulo

Membros: É o maior ramo em contingente de participantes. Estima-se 250 mil voluntários no Brasil Atividades: Os vicentinos fazem do sonho de Ozanam, principal fundador da SSVP, que é “formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo”, uma realidade que alivia o sofrimento dos Pobres e incentiva a promoção da dignidade humana. A visita domiciliar é a principal atividade dos vicentinos. Eles também atuam em projetos para transformar realidades Sociais. Outra linha de atuação, que tem sido amplamente discutida na SSVP, é a Mudança de Estruturas, em que as Unidades Vicentinas estão redescobrindo a essência e investindo em projetos de combate às desigualdades sociais. Contato: www.ssvpbrasil.org.br

FONTE: ADAPTADO DAB REVISTA BOLETIM BRASILEIRO, EDIÇÃO MAIO/JUNHO
Fonte: SSVP - Brasil

Endereço e Contato

Endereço C.C.S.M   Endereço:   Rua Porto Seguro, Nº.: 382, Bairro: Boa Vista, Belo Horizonte, Minas Gerais

Endereço C.C.S.M   Telefone:   (031) 3488-1211

Endereço C.C.S.M   E-mail:   ccsaomateus@gmail.com